Perguntas Frenquentes

O que é Clinica Popular?

A clínica popular atende pessoas que não têm condições de pagar um plano de saúde particular, bem como aquelas que não conseguem acesso ao atendimento no sistema de saúde pública. Essas clínicas oferecem consultas com clínicos gerais e especialistas, prestando também atendimento odontológico e disponibilizando acesso a exames e outros serviços médicos a valores acessíveis, sem burocracia e com atendimento rápido

 

Quando ir ao Ginecologista?

É indicado ir ao ginecologista pelo menos 1 vez ao ano para realizar exames de diagnóstico, como papanicolau, que ajuda a identificar precocemente alterações no útero que quando não são tratadas corretamente podem levar ao surgimento de câncer.

Além disso, também é importante ir ao ginecologista para identificar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis ou gonorreia ou fazer um ecografia ginecológica para avaliar uma gravidez.

O que é Miopia?

A miopia ocorre quando o olho é mais longo do que o normal, o que faz com que os raios de luzes sejam focados muito antes na retina. É uma condição herdada e geralmente é descoberta na idade de 8 a 12 anos. Durante a adolescência, quando o corpo está crescendo rapidamente, a miopia fica pior. Mais tarde, entre os 20 e 40 anos, há pouca alteração. Para uma pessoa míope, objetos próximos são nítidos, mas objetos distantes ficam embaçados e difíceis de distinguir. .

 

Quando procurar um clínico geral?

Sempre que você notar o surgimento de qualquer sintoma de qualquer doença. Hoje em dia existe a crença de que não é preciso mais ir ao clínico geral antes de procurar um especialista, o que pode acabar levando o paciente a uma espécie de “auto diagnóstico” em relação ao que está sentindo. Isso é prejudicial à medida que as conclusões podem ser equivocadas, levando o paciente a perder tempo consultando o especialista errado.

Além disso, dependendo do estágio da doença apresentada, o clínico geral está apto a diagnosticar e prescrever tratamentos. Se for um médico que é sempre consultado pelo paciente, ele já conhece seu histórico, levando em conta inclusive fatores psicológicos e sociais que possam influenciar o quadro daquele paciente

Quando ir ao pediatra?

Quando o bebê já estiver em casa, as avaliações do especialista serão voltadas para o acompanhamento de ganho de peso, amamentação, presença de icterícia, coto umbilical, evacuações, testes do pezinho e da audição e estabelecimento do calendário de vacinação. A SBP tem recomendações específicas sobre o número de consultas para cada faixa etária da criança.

Newsletter

Receba dicas de saúde e ainda fique por dentro das novidades drnamedida!

(c) 2018 • Todos os direitos reservados