Conheça 6 alimentos que fortalecem o sistema imunológico

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Postado dia 8 de novembro de 2017 por


Não é novidade que uma boa alimentação é essencial para a saúde de um indivíduo, inclusive na prevenção de uma série de doenças. Vale destacar que uma dieta balanceada garante um bom funcionamento do sistema imunológico. A capacidade de o organismo se defender, combatendo bactérias e vírus causadores de doenças, é chamada de imunidade — e quando esse sistema de defesa do corpo está enfraquecido, ficamos mais propensos a infecções.

Uma alimentação variada, rica em alimentos naturais e minimamente processados certamente te ajudará. Mas não deixe de apostar nesses 6 alimentos que fazem bem para o sistema imunológico. Saiba como eles atuam no organismo, quais benefícios eles trazem e garanta uma melhor prevenção:

Frutas cítricas

Acerola, kiwi, limão e laranja são algumas frutas ricas em vitamina C, um antioxidante capaz de aumentar a resistência do organismo. Estudos mostram que pessoas que consomem vitamina C têm menos chance de ficar resfriadas e, mesmo quando ficam, os sintomas são menos graves.

Além de vitamina C, o limão também contém geraniol — substância que tem ação antimicrobiana – e limoneno, presente na casca da fruta, composto que dentre outros benefícios, também inibe a multiplicação de células cancerosas.

Tomate

O licopeno, que dá a coloração avermelhada ao tomate, é capaz de remover radicais livres do organismo e também combater doenças cardiovasculares. Seja utilizado em forma de molho, suco, sopa ou salada, o tomate pode ajudar a reduzir o risco de tumores de pulmão, pâncreas e próstata.

Chá verde

Esse chá possui polifenóis, conhecidos como EGCG (epigalocatequinagalato) e outras catequinas, que são potentes antioxidantes e impedem a multiplicação de vírus e bactérias. O chá verde ainda contém flavonóides, conhecidos por estimular o sistema imunológico. Desse modo, o organismo fica mais resistente contra infecções.

Iogurte

Produtos lácteos e fermentados são fontes de lactobacilos, também chamados de “bactérias do bem”. Além de melhorar a flora intestinal, esses microrganismos são capazes de melhorar a capacidade do organismo de absorver nutrientes e diminuir o risco de infecções.

O consumo de iogurte faz bem para o estômago, pois ajuda a diminuir a carga bacteriana de H. Pylori, a bactéria responsável por gastrites e úlceras.

As “bactérias do bem” também podem favorecer a recuperação de infecções intestinais.

Alho

Eficaz no combate a doenças como bronquite e resfriado, o alho auxilia no controle dos níveis de colesterol e da pressão arterial. O antioxidante presente no alimento é chamado de alicina, e protege o corpo de doenças inflamatórias e cardiovasculares.

Mel

Utilizado para combater problemas respiratórios e inibir a tosse, o mel possui substâncias antiinflamatórias e antibacterianas que trabalham como um escudo de proteção para o organismo. Ele tem sua ação potencializada quando associado ao própolis.

Além de melhorar a imunidade, o mel favorece o funcionamento intestinal e auxilia na cicatrização da pele.

Vale lembrar que é importante consultar um nutricionista para prescrever uma dieta rica e nutritiva, de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Encontre um profissional especializado perto de você e mantenha seu sistema imunológico fortalecido com uma alimentação adequada!

 

Fonte: Blog Doutor Consulta