Blog

Saiba como o sol ajuda na prevenção de osteoporose

Saiba como o sol ajuda na prevenção de osteoporose

: Não é sempre que o sol aparece como vilão.

Ele na verdade é muito importante para nossa saúde, principalmente na fabricação de vitamina D que contribui para a prevenção de diversas doenças incluindo a osteoporose, que é uma doença que atinge os ossos.

Estima-se que aproximadamente dez milhões de brasileiros, têm osteoporose, sendo as mulheres o maior número.

A osteoporose além de ser prejudicial por causar o enfraquecimento dos ossos, também faz com que esse enfraquecimento aumente o risco de fraturas por quedas.

Nisso, o sol vira um grande aliado, pois, ajuda na fabricação de vitamina D, que faz com que o cálcio que a gente consome seja levado para as células.

A doença está ligada a fatores como, idade avançada, baixo índice de massa corpórea, vida sedentária, cigarro e uso de glicocorticoides, além das mulheres que já passaram pela menopausa serem as principais atingidas.

Por a osteoporose não ter sintomas específicos (ela não dá dor, por exemplo), deve ficar muito atento, principalmente para o risco de fraturas fêmur, costela, coluna, que em idosos tem um impacto muito significativo e às vezes até fatal.

Por isso, sempre que possível, tome um solzinho nos horários mais leves como, antes das 9h da manhã e depois das 17h da tarde.

Agendamento

Newsletter

Receba dicas de saúde e ainda fique por dentro das novidades drnamedida!

(c) 2021 • Todos os direitos reservados