Blog

Cuidado: insolação é comum e pode matar

Cuidado: insolação é comum e pode matar

Com certeza você já ouviu muito, principalmente quando pequeno, que não era pra ficar muito tempo exposto ao sol para não ter insolação, certo?

Todos nós já passamos por isso e, com o passar da vida adulta, muitos adultos acabam esquecendo-se dessa recomendação familiar tão importante.

Isso porque, diferente do que se imagina, para se adquirir uma insolação não é necessário passar horas e horas exposto ao sol.

Às vezes, um pequeno período de tempo de exposição pode ser suficiente para desencadear a condição.

Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, fazendo com que o mecanismo de transpiração não funcione e o corpo não consiga se resfriar.

Mas, ela também pode ocorrer em outras situações fora a exposição direta ao sol, como praticar atividades extenuantes, que causam esgotamento físico, enfraquecimento, usar roupas em excesso, especialmente no calor e ficar sem se hidratar por muito tempo.

Os sintomas mais comuns da insolação são temperatura elevada, dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, pulso rápido, distúrbios visuais e até confusão mental.

Em casos mais graves esses sintomas podem vir acompanhados de respiração rápida e dificultosa, palidez (às vezes desmaio), convulsão, temperatura do corpo muito elevada (acima de 40°, extremidades arroxeadas, fraqueza muscular podendo levar ao coma e até a morte).

Caso seja identificado que a pessoa está com insolação, deve-se remove-la para um local fresco, à sombra e ventilado, remover o máximo de peças de roupa, mantê-la em repouso e recostada (cabeça elevada), faze-la beber bastante água fria ou gelada ou qualquer líquido não alcoólico, borrifar água fria em todo o corpo da pessoa, delicadamente e aplicar compressas de água fria na testa, pescoço, axilas e virilhas, e ser imersa em banho frio ou envolta em panos ou roupas encharcadas.

Caso a temperatura não se estabilize ou haja um quadro de desorientação, é necessário levar a pessoa ao médico com urgência.

Agendamento

Newsletter

Receba dicas de saúde e ainda fique por dentro das novidades drnamedida!

(c) 2021 • Todos os direitos reservados