Blog

Paciente toca piano durante procedimento raro de craniotomia

Paciente toca piano durante procedimento raro de craniotomia

Um fato curioso ocorreu no Brasil, mais precisamente na cidade de Divinópolis, MG, em que um músico foi operado enquanto tocava piano.

A cirurgia do paciente e músico Airton Alves Rodrigues, de 55 anos, aconteceu no Hospital São João de Deus (HSJD) para a retirada de um tumor cancerígeno alojado em sua cabeça, que segundo o hospital, estava afetando principalmente a coordenação motora do músico e impedindo os movimentos dos dedos.

“Nós operamos o paciente há cerca de três anos, mas agora o tumor reativou em uma área de sensibilidade e estava comprometendo o desempenho da sua profissão. Por isso, resolvemos realizar esta cirurgia com o paciente acordado durante a ressecção. O procedimento iniciou com uma sedação mais profunda e depois acordamos o paciente para monitorizarmos todos os déficits”, explicou o neurocirurgião responsável pelo caso, Thales Morais.

O paciente que resistiu bravamente tocando seu piano durante a cirurgia, nem precisou ser entubado, o que segundo o cirurgião, foi um grande sucesso.


Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uFUTo3lmmBI

Agendamento

Newsletter

Receba dicas de saúde e ainda fique por dentro das novidades drnamedida!

(c) 2019 • Todos os direitos reservados