Blog

Vovós também tomam vacina. Saiba quais são.

Vovós também tomam vacina. Saiba quais são.

Com toda essa onda de doenças que estão voltando por conta da falta de vacinação da população, muitas pessoas que querem se prevenir ficam em dúvida quanto a idade para se proteger com as vacinas.

O fato é que, apesar de ser muito reforçado na infância e adolescência, ocalendário vacinal percorre a vida toda.

E, apesar de muitas pessoas não saberem, os idosos também precisam se vacinar e não somente com a vacina da gripe tomada anualmente.

Assim como as crianças, os idosos são os mais suscetíveis a ficarem doentes e por isso a prevenção e os cuidados devem ser maiores nessa fase da vida.

Como dito anteriormente, além da vacina da gripe que já faz parte do calendário anual do idoso, existem outras vacinas para os vovôs que, além de serem importantes para sua saúde, também protegem os que estão à sua volta, como por exemplo, os netos.

São elas: a Pneumo 13 e a Pneumo 23, cujos nomes técnicos são VPC13 e VPP23, que devem ser tomadas num intervalo entre seis e 12 meses. Porém, a VPP23 só está disponível na rede pública para idosos institucionalizados (que vivem em asilos ou albergues)

Quem já tomou esta tem que esperar um ano para tomar a VPC13.

Também, de dez em dez anos, é necessário tomar a tríplice bacteriana, que previne contra difteria, tétano e coqueluche. Porém, a rede pública, só oferece uma cobertura dupla, para difteria e tétano, deixando a coqueluche de fora.

Para os idosos que mantém vida sexual ativa, também é indicada a vacina contra hepatite B, que está disponível na rede pública e é uma proteção extra.

Agendamento

Newsletter

Receba dicas de saúde e ainda fique por dentro das novidades drnamedida!

(c) 2019 • Todos os direitos reservados