Blog

“Tremedeira” pode estar ligada a várias doenças.

“Tremedeira” pode estar ligada a várias doenças.

Apesar de sempre ser associado a doença de mal de Parkinson, os tremores  podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças.

Não há um exame específico para diagnosticar o tremor. Os exames são feitos conforme o tipo de tremor e as outras manifestações que caminharem juntas com ele. Existem algumas causas mais frequentes, que são:

Tremor fisiológico: tremor que qualquer pessoa pode ter quando está muito cansada, com fadiga, após o exercício físico. Alguns remédios também podem causar, como: remédios para gripe, para asma ou bronquite podem dar tremor.

Tremor essencial: doença neurológica cuja manifestação mais comum é o tremor. É uma doença genética que flutua ao longo do tempo podendo melhorar e piorar. Também pode ser exacerbado por medicações e fadiga. É muito frequente e raramente é incapacitante. A pessoa pode apresentar dificuldade para assinar cheque, desenhar. Nem sempre precisa ser tratado, só quando apresenta um grau de incapacidade. É um tremor principalmente de ação. Piora quando a pessoa vai se movimentar. Pode dar no corpo inteiro, mas é mais proeminente nos braços.

Tremor da doença de Parkinson: o tremor é um dos sinais mais importantes da doença de Parkinson. O Parkinson tem três sintomas principais: a rigidez, a bradicinesia (que é uma lentificação dos movimentos) e o tremor. Existe uma forma de doença de Parkinson em que predomina o tremor. Mas a pessoa tem que ter também um pouco de rigidez ou bradicinesia, não apenas um tremor isolado. Principal diagnóstico diferencial: o tremor de Parkinson é um tremor de repouso. Acontece principalmente nos braços e quando as mãos estão em repouso.

Tremor ortostático: é um tremor mais raro que acomete as pernas quando as pessoas ficam em pé. Dá no corpo todo, mas é mais proeminente na perna.

Fadiga: pode causar tremor, quando o músculo está muito cansado.

Hipertireoidismo: pode acontecer ao longo do dia, não obrigatoriamente o tempo todo.

Febre: a febre pode fazer o corpo todo tremer.

Infecções: podem causar tremor porque a pessoa fica com febre. Exemplo: infecção urinária, infecção pulmonar. A pessoa treme antes da temperatura subir e aí tem febre.

Algumas substâncias também podem causar tremores, como: cafeína (exacerba o tremor fisiológico), remédio para asma e bronquite, vários tipos de antidepressivos, estimulantes como Ritalina, Litium (medicamento usado para tratar transtorno bipolar), hormônio tireoidiano e substâncias estimulantes como energéticos.

Um médico deve ser procurado sempre que o tremor trouxer um prejuízo, como a dificuldade para escrever, tomar uma xícara de café, e, claro, se junto com o tremor tiver outros sintomas associados, como dificuldade para andar ou outros sintomas.

Agendamento

Newsletter

Receba dicas de saúde e ainda fique por dentro das novidades drnamedida!

(c) 2019 • Todos os direitos reservados