Blog

05 doenças do frio e como se proteger

05 doenças do frio e como se proteger

Essa época do ano é a mais propensa para algumas doenças pois, o ar fica mais seco por conta das baixas temperaturas, o que favorece para que vírus e bactérias sobrevivam, principalmente em ambientes fechados.

Com isso, a preocupação deve e a prevenção nesse período devem ser redobradas, principalmente por crianças e idosos, que, em geral, têm um sistema imunológico mais frágil.

São doenças comuns do frio:

1. Resfriados -  causados por vírus como o rinovírus ou adenovírus e podem ser bastante incômodos, provocando dores de cabeça e na garganta, espirros e coriza, que duram em média 5 dias. O mais indicado é que sejam utilizados analgésicos e outros paliativos para amenizar as dores, e permanecer em repouso até que os sintomas passem.

2. Rinite – a rinite alérgica a inflamação da mucosa que reveste o nosso nariz. Uma pessoa que tem esse problema pode ter coceiras e coriza quando entra em contato com a poeira, pelos de animais e até mesmo o pólen das plantas. Por se tratar de uma doença crônica, não existe cura para a rinite, porém alguns medicamentos podem ser receitados para amenizar o incômodo gerado pelos sintomas.

3. Sinusite - é uma inflamação dos seios da face, causando dores na região. Essas dores podem ser ainda mais acentuadas se a pessoa com sinusite também tiver gripe ou resfriado. Os medicamentos anti-histamínicos e anti-inflamatórios são os mais recomendados para amenizar os sintomas da sinusite. Descongestionantes nasais também podem ser utilizados para amenizar o incômodo.

4. Otite -  é uma inflamação do ouvido, causada geralmente por bactérias ou vírus que infectam primeiramente a garganta. Pode causar muita dor no local, além de febre e a produção acelerada de secreção. O uso de analgésicos é sempre recomendado para amenizar a dor, mas também pode ser receitado o uso de antibióticos quando a doença é causada por infecção bacteriana.

5. Asma - é uma doença inflamatória que acomete os pulmões e pode ser potencializada quando o doente também tem o contato com o frio ou a poeira. Os sintomas são tosse, falta de ar e chiados no peito. O tratamento da asma envolve o uso de medicamentos como corticoides e broncodilatadores, sendo indicado o acompanhamento de um médico pneumologista.

Lembrando que a automedicação é proibida, você deve sempre consultar um médico para iniciar algum tipo de tratamento.

Agendamento

Newsletter

Receba dicas de saúde e ainda fique por dentro das novidades drnamedida!

(c) 2019 • Todos os direitos reservados