Importância da Vacinação Contra a Gripe

Bom dia amigos, hoje vamos reforçar informações sobre um tema importante e que muitos ainda têm dúvida: vacinação contra a gripe.

No início do mês de abril teve início a campanha de vacinação contra a gripe em todo o nosso país.

A campanha vai até o dia 31/05 para os grupos prioritários, porém até agora apenas 63% das pessoas foram vacinadas!

Quem faz parte dos grupos prioritários?

Trabalhadores da área da saúde / puérperas / gestantes / crianças de 6 meses a menores de 6 anos / idosos acima de 60 anos / portadores de doenças crônicas / professores / população prisional e funcionários do sistema prisional / povos indígenas

Em relação ao ano passado, houve alteração de duas cepas na vacina. “O Ministério da Saúde não indica a utilização da vacina contra influenza do ano passado, pois não tem a mesma composição, o que faz com que não seja eficaz para proteção.”

Cabe lembrar que o vírus da gripe sofre mutações constantes – e sempre há um subtipo que circula mais em determinado ano. Por causa disso, a vacinação anual é imprescindível.

 

Recomendamos medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e adoção da etiqueta respiratória, que consiste em cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. Isso também impede a transmissão do vírus!

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e até mesmo óbitos. 

Newsletter

Receba dicas de saúde e ainda fique por dentro das novidades drnamedida!

(c) 2019 • Todos os direitos reservados