Blog

Como surge o Parkinson?

Como surge o Parkinson?

Uma doença neurodegenerativa, o parkinson pode gerar sintomas como perda de olfato, alterações intestinais e tremores.

Mas por que isso acontece?

O problema tem origem em uma área do cérebro chamada substância negra. Os neurônios ali começam a morrer ou deixam de funcionar adequadamente levando à diminuição da produção de dopamina, um neurotransmissor envolvido, entre outras coisas, nos processos motores.

Com a falta de dopamina os sinais elétricos não são transmitidos direito de uma célula nervosa para outra. Daí os neurônios de outra região da massa cinzenta passam a disparar estímulos indesejados fazendo com que esses estímulos cheguem até os músculos de forma desordenada, gerando tremores principalmente na cabeça e nos membros superiores.

Mas também há outros sintomas do Parkinson no corpo como nos olhos, onde  a capacidade de movimentação dos globos oculares pode ser afetada, levando à visão dupla de perto; no nariz, causando a perda de olfato (que pode acontecer antes mesmo do surgimento dos tremores); nos braços, rigidez muscular atingindo a região das articulações, podendo acometer cotovelo, ombro, punhos; no intestino, a constipação costuma aparecer anos antes de a doença ser diagnosticada e se agrava com o tempo; nas pernas, a rigidez e a perda de reflexos influenciam a marcha. Os passos ficam mais curtos e há perda do equilíbrio.

Agendamento

Newsletter

Receba dicas de saúde e ainda fique por dentro das novidades drnamedida!

(c) 2019 • Todos os direitos reservados