Blog

Doença confundida com conjuntivite pode até cegar

Doença confundida com conjuntivite pode até cegar

Vermelhidão, dor ocular, sensibilidade à luz, dificuldade para enxergar. Estes podem parecer sintomas típicos da conjuntivite, mas também podem caracterizar a uveíte, uma inflamação no olho com diferentes causas e que, se não diagnosticada e combatida a tempo, pode até cegar.

Uveíte na verdade é um termo genérico para designar qualquer inflamação na úvea, uma camada que se prolonga pelo olho todo envolvendo três estruturas principais: íris (a parte colorida do olho), corpo ciliar e coroide (uma membrana que abastece a região com sangue). Ela circunda o olho – portanto, a uveíte pode comprometer diferentes regiões dele.

Infecções e doenças reumatológicas estão associadas à doença, como a toxoplasmose e a sífilis que estão entre as principais causas da uveíte no Brasil.

Já as doenças reumatológicas autoimunes, como a artrite reumatoide, estão mais ligadas à uveíte que acomete a frente do olho. Aqui, são as próprias células de defesa do corpo que agridem a úvea.

Também existe a uveíte intermediária – que aflige o meio do olho – e até uma versão que acaba abalando o globo ocular como um todo.

Agendamento

Newsletter

Receba dicas de saúde e ainda fique por dentro das novidades drnamedida!

(c) 2019 • Todos os direitos reservados