Blog

Covid-19 em Taubaté: o que precisamos saber

Covid-19 em Taubaté: o que precisamos saber

Como todos já sabem, o primeiro caso de corona vírus na cidade já foi detectado e o paciente isolado.

Trata-se de uma pessoa que mora no centro de Taubaté e que voltou recentemente da Espanha.

 

Mas, por que apenas um caso na cidade preocupa tanto?

O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária, que é quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

Com isso, o número de infectados pode crescer de forma descontrolada.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 13h40 deste domingo (22/03), 1.226 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal.

Destes, já são 18 mortes no Brasil, três no Rio de Janeiro e quinze em São Paulo.

 

E já existe vacina para o vírus?

Diversas pesquisas sobre possíveis vacinas estão sendo realizadas a uma velocidade sem precedentes, mas ainda não há garantias de que serão bem-sucedidas, e se conseguirão imunização em escala global.

Até o momento, o melhor palpite é que uma vacina pode ficar pronta de 12 a 18 meses, se tudo correr bem. O que, mesmo assim, é bastante tempos diante do caos que o mundo está passando.

Nesta semana, nos Estados Unidos, uma pessoa recebeu uma vacina experimental, depois que os pesquisadores tiveram permissão para pular as regras usuais de realizar testes em animais antes de testar em humanos.

Prevenção

No momento, a melhor forma de prevenção ainda é o isolamento social, que pode barrar a disseminação do vírus, além dos cuidados básicos de higiene como, lavar as mãos, usar álcool em gel, não levar a mão ao rosto, e, se precisar sair em último caso, utilizar máscara e manter distância de pelo menos 1,50m das pessoas.

Essas medidas são determinantes para que o vírus não se alastre ainda mais.

Tanto em Taubaté como nas cidades do Vale do Paraíba, Serra e Litoral Norte, estão suspensas todas as atividades comerciais, exceto, alimentícias, farmácias, postos de gasolina e depósitos de ração, água e gás.

Agendamento

Newsletter

Receba dicas de saúde e ainda fique por dentro das novidades drnamedida!

(c) 2021 • Todos os direitos reservados