Blog

Quem é mais sociável tem mais saúde. Entenda o porquê

Quem é mais sociável tem mais saúde. Entenda o porquê

Ser uma pessoa mais sociável não garante apenas um maior número de amigos, mais contatos de network ou coisas do tipo.  Ser uma pessoa mais sociável pode te transformar numa pessoa mais saudável.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, analisou a microbiota de 655 jovens, homens e mulheres, com mais de 18 anos e mostrou que a composição e a diversidade da microbiota intestinal estão relacionadas a fatores como sociabilidade, variação de humor e estabilidade emocional.

As interações sociais que fazemos ajudam a promover uma variedade maior de microbiotas intestinais, uma vez que as pessoas com redes maiores de amigos e familiares apresentaram nas análises uma microbiota mais diversificada. Já as pessoas com maior estresse ou ansiedade tinham uma variação menor dessas bactérias.

Já ouviu dizer que nosso intestino é nosso segundo cérebro?

Tá aí uma prova. Ele está diretamente ligado às nossas emoções e comportamentos e existem diversos estudos sobre isso, ligando a microbiota intestinal ao cérebro e ao comportamento, conhecido como eixo microbiota intestinal-cérebro.

E não para por aí.

O estudo também concluiu que essas pessoas mais sociáveis são, em sua maioria, pessoas que fazem viagens internacionais e que experimentam comidas diferentes, que acabam se expondo a novos micróbios e diferentes dietas com uma maior frequência.

Ele também e futuramente será importante para ajudar no desenvolvimento de novas terapias de doenças relacionadas ao comportamento social, como o autismo e a depressão, já que as bactérias estão relacionadas às diferenças de sociabilidade entre uma pessoa e outra.

Agendamento

Newsletter

Receba dicas de saúde e ainda fique por dentro das novidades drnamedida!

(c) 2021 • Todos os direitos reservados