Blog

Mitos e verdades sobre o Coronavírus

Mitos e verdades sobre o Coronavírus

O vírus que vem causando pânico nos últimos meses já infectou milhares de pessoas em diversos países e os números só vem crescendo a cada dia.

O coronavírus vem assustando muitas pessoas ao redor do mundo, tanto pela velocidade com que vem se alastrando como tanto pelo fato de pouco se saber sobre o vírus.

Porém, algumas informações para quem, por ventura, venha a ter contato com alguém que estava em local de risco de infecção, ou que vai viajar, etc, devem ser passadas de forma correta para que o pânico e a desinformação não sejam ainda maiores.

Para isso, listamos alguns mitos e verdades sobre o Coronavírus.

Máscaras faciais são ótimas proteção contra o vírus - MITO

Apesar de muitas pessoas serem vistas usando máscaras para se proteger do vírus, elas na verdade não são eficientes como parecem, pois, não protegem os olhos e também precisam ser trocadas com frequência.

O correto é ao espirrar ou tossir, tampar a boca e o nariz com um papel, limpar e jogar em uma lixeira e lavar bem as mãos.

Cães e gatos não disseminam o vírus - MITO

Mesmo o vírus tendo se originado de animais, isso não ocorre com cães e gatos, já que estima-se que o vírus veio de animais selvagens. Portanto, não há risco do seu animalzinho ser um transmissor. Ele está tão sujeito ao vírus quanto você.

O vírus não mata quem o pega – VERDADE

Apesar de ser considerado um vírus perigoso e que vem causando diversas mortes, o coronavírus não mata todos que são infectados.

Há um grande número de pessoas que podem ser afetadas mais facilmente pelo vírus, como idosos, crianças, pessoas com asma, diabetes, câncer, doenças cardíacas estão mais vulneráveis.

Ainda não há cura – VERDADE

Infelizmente ainda não existe uma vacina ou medicamento que cure o vírus. O que existe no momento são tratamentos, no caso, muito parecidos com os feitos em caso de gripes.

Porém, já há um estudo para que a vacina contra o vírus saia o quanto antes.

Produtos que vem da China estão infectados – MITO

Pode ficar tranquilo que a aquela encomenda que você há meses e só chegou agora está livre do vírus. Isso porque, ele não sobrevive muito tempo fora do corpo humano, e para que haja a infecção, é necessário ter tido contato muito próximo com alguém infectado.

Dicas de cuidados com a pele no carnaval

A época mais festiva e colorida do ano chegou!
Hoje, além dos tradicionais cinco dias de festa, os foliões também participam dos pré e pós carnaval, com bloquinhos espalhados por todo país, e a maioria, claro, durante o dia.

Ou seja, um prato cheio para deixar a pele exposta ao sol, sem contar os vários adereços que se colocar pelo corpo, como purpurina, adesivos, carimbos e uma infinidade de coisas.

Por isso, listamos aqui, alguns cuidados que você deve ter  com sua pele na hora de cair na folia.

São eles:

1 – Use filtro solar: não adianta, este continua sendo o primeiro conselho quando se fala em proteger a pele. Passar filtro solar é requisito número um ao sair de casa e deve ser passado de tempos em tempo de acordo com o fator escolhido.

2 – Mantenha-se hidratado: pele e água tem tudo a ver. Beber bastante água não só mantém seu organismo funcionando normalmente e ajudando a suportar o calor que tem feito, como também ajuda a manter sua pele hidratada. Uma dica valiosa é borrifar água sobre o rosto durante a exposição ao sol.

3 – Retire a maquiagem antes de dormir: sombras e batons coloridos, glitter, purpurina e muita criatividade na hora da make carnavalesca. Mas, ela deve ser totalmente retirada antes de dormir. Sempre use removedores de maquiagem para que saia todo excesso e depois, lave o rosto com sabonete específico para essa área. Isso retira todos os resíduos que podem ficar.

4 – Retirando o glitter: para quem nunca usou e quer experimentar nesse carnaval, a dica é optar pelos que são dermatologicamente testados, para não dar nenhuma reação. Antes de ser fixado na pele, passe hidratante sobre o local. Para remoção, o ideal é utilizar um óleo bifásico ou de coco.

Agendamento

Newsletter

Receba dicas de saúde e ainda fique por dentro das novidades drnamedida!

(c) 2021 • Todos os direitos reservados